PRESENÇA, EXCELÊNCIA EM QUALIDADE, EXIGÊNCIA!
Falar em educação de qualidade, desconhecendo o importante papel da Família, é desconhecer o significado da presença feminina no espaço educativo. E mais, corre-se o risco de não reconhecer devidamente as contribuições que ela oferece à formação integral do ser humano.
![]() |
| D. Zenilia Farnezi |
D. Zenília percorreu um itinerário de mulher
educadora na família e junto a todos (as) com quem conviveu: pela coragem,
delicadeza, ternura, paciência, generosidade, gentileza, alegria, humildade,
sabedoria, sensibilidade,
desprendimento, honestidade. Enfim, o amor foi o seu estilo de vida. O
senso de justiça o marco indicador de suas concepções e ações no dia-a-dia. A
fé e a esperança as molas mestras de seu viver até o fim.
No curso de sua vida trouxe as marcas das
habilidades femininas em todas as contingências históricas de sua de sua
realização pessoal e social, como mulher, mãe, amiga, cristã.
A esta mulher forte, nossa sincera homenagem e
gratidão.
Homenagem Póstuma a D. Zenilia Farnezi
DEPOIMENTOS DA FILHA MARIA GERALDA FARNEZI, MANIFESTANDO OS SENTIMENTOS DA FAMÍLIA DE D. ZENÍLIA, POR OCASIÇÃO DA CELEBRAÇÃO DO SÉTIMO DIA DE SUA PARTIDA PARA A CASA DO PAI, EM 24 DE NOVEMBRO DE 2012.
Zenília,
Mãe, Avó, Bisavó, amiga, conselheira. Possuía uma fé inabalável.
A nossa grande estrela, deu muitas provas de que amava a vida:
Ao se despertar, agradecia a Deus dizendo: ontem foi bom e
hoje melhor ainda.
Ao tomar os medicamentos, pedia a Jesus que visitasse aqueles
que não os tinham e os fizesse chegar também a eles.
Até pelo copo d’água que lhe era servido, soava forte a
palavra “obrigada”, Deus lhe pague.
Na perda de cada filho dizia: obrigado, Deus, pelo tempo que
o Senhor o(a) deixou comigo; e se o Senhor o(a) levou é porque necessitava dele(a);
quem sou eu para ir contra a Tua vontade! (Dois filhos nasceram mortos).
Nos momentos difíceis, durante sua enfermidade ela agradecia
a Deus, na certeza de que aquela fase passaria. Ao mesmo tempo, conformada,
julgava que merecia estar naquela situação.
Nossa Senhora era presença forte em sua vida. Assim, Maria a
acolheu em seus braços e a entregou ao seu Filho Jesus.
Obrigada nossa querida
estrelinha, por tudo. O seu brilho será cada vez mais intenso em nossas vidas,
junto a Deus ao lado do esposo e dos sete filhos.
A sua devoção a Nossa Senhora das Graças era tão grande, que
tomamos a iniciativa de oferecer-lhes, por ocasião desta celebração, a Medalha
Milagrosa, a grande Medianeira que nos leva ao Pai. É, também, recordação da
pessoa de fé que foi nossa saudosa Mamãe.
O nosso muito obrigado a todos os amigos que marcaram com sua
presença esses momentos de dor, mas também de renovação da esperança na
ressurreição.
Homenagem Póstuma a D. Zenilia Farnezi

RESSURREIÇÃO DE ZENÍLIA CARDOSO FARNEZE
ResponderExcluirA Fé na Ressurreição do Antigo Testamento é o primeiro recurso que os discípulos e discípulas de Jesus têm para acreditar na sua ressurreição. Foi também sem dúvida a Fé que alimentou ao mesmo Jesus e que marcou a sua vida de peregrinação no meio do povo Fundamentada nesta afirmativa, Zenília espelhou-se na vivência deste Cristo, testemunhando juntamente com o seu esposo José, o seu grande compromisso na construção de um lar.Conhecia não só o rosto de seus filhos,mas penetrava até em sua alma .Eles nasceram,cresceram e passaram pelas suas mãos, enfim pela sua vida e debruçados em seus joelhos, receberam as primeiras lições da vida Cristã,o Sinal da Cruz as Ave Maria e o Pai Nosso. Cuidava da família e ainda encontrava tempo para as visitas domiciliares, que eram feitas num clima amigo e espiritual e ali, prestava serviços, amenizando a fome de um e de outro..Em qualquer momento de sua vida, a alegria e o sorriso faziam sombra às preocupações inerentes a vida do ser humano..Mulher corajosa,de uma força interior pautada e fundamentada na relação profunda de intimidade com a Trindade Santa. Foi capaz de nos tocar e ensinar-nos o verdadeiro sentido do existir..Portanto,todos estes valores vieram sem duvida do dom natural da graça.Nos cuidados com a família,encontrava Deus e . a si próprio E na simplicidade e humildade, confrontava a sua vida com Deus,.E neste confronto, brotavam vários sentimentos.Entre eles, a alegria que era a sua característica,a generosidade,o acolhimento,a paz,a prontidão,o amor a presteza,a escuta,a bondade,a misericórdia,a sabedoria de Deus e também as inquietações.Mesmo antes de chegar aos 93 anos de existência, a sua vida interior, além de profunda era transparente ..A oração passou a fazer parte de seu quotidiano,oração simples e originais testemunhando em grau elevado a sua humildade,, revelando o seu grande amor a Nossa Senhora e a Jesus, que nos últimos tempos, falava com eles, nas caladas da noite Enfim, a graça sustentou Zenília no meio de sua enfermidade, nosso sentimento é o da mais profunda gratidão, tendo em vista que a sua presença no meio de nós, foi um verdadeiro marco de fé para os nossos corações.; Zenília partiu, deixando saudades,mas a sua vida e seu testemunho vem lentamente suavizando a nossa dor
.Ela foi um lindo presente de Deus para nós e estará sempre presente em nossos corações.Será amada eternamente.”.Portanto, ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém.”.
Oi Ir. Olquimei!
ResponderExcluirExcelente comentário. Os textos da liturgia de hoje, 11º domingo do tempo comum, coincidentemente, Dia dos Pais, vão de encontro ao tema da fé, 1º aspecto destacado besta mensagem. Veja que a Carta aos Hebreus, 11, 1-2. 8 - 19 ou 1-2. 8-12.
"A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem. Foi pela fé que valeu aos antepassados um bom testemunho". E por aí vai a Epístola aos Hebreus. Reveja todo o texto bíblico e compare com o seu texto. Até parece com as Catequeses do Papa Bento XVI e continuadas agora com o Papa Francisco, com sua habilidade pastoral, trazendo tudo para a prática, de forma formidável. Uma mãe como a D. Zenília tem afinidade maior com o grande Catequista atual, principalmente com suas palavras e gestos concretos no Brasil no mês passado. Concorda?
Deixemos que outros e outras continuem o Comentário. Está começando acender uma pequena fogueira. É assim mesmo. O Espírito Santo acende, mas é preciso alimentar o fogo.
Abraço grande. Anísia