sábado, 30 de janeiro de 2016

POR UMA ÉTICA DA SIMPLICIDADE E UMA EDUCAÇÃO PARA SER FELIZ!

MULHERES E HOMENS PODEM MUDAR OS RUMOS DA HUMANIDADE COM SEU MODO DE SER E ESTAR AÍ ...
EIS O QUE NOS ENSINAM E COMO NOS ENSINAM MULHERES QUE SE DESTACAM PELO SEU MODO DE SER, VIVER E EXISTIR!!!


ORDÁLIA AMÉLIA SILVA
102 ANOS E MEIO DE VIDA EM BUSCA DA PLENITUDE DO SER
SER E ESTAR AÍ: NA FAMÍLIA
SER LÁ: NA COMUNIDADE ONDE VIVEU
SER AQUI: PARA TODOS(AS) NÓS QUE, DE REPENTE, A DESCOBRIMOS!
 

ORDÁLIA AMÉLIA DA SILVA


Segundo o depoimento de sua filha, Marlene Maria Silva, “Ordália Amélia da Silva, filha de João Batista Lemos e de Gabriela de Carvalho, nasceu em 3 de junho de 1913, no bairro Jaguari, então pertencente a Santa Rita de Caldas (MG), hoje, município de Ibitiúra de Minas (MG).

Faleceu em 23 de janeiro de 2016, segundo consta o trecho do e-mail encaminhado por Marlene aos amigos e amigas: “partilho com você, (...) a dor com o falecimento de mamãe. ‘Dormiu, não morreu’ no sábado, às 19h, depois de uma semana com uma infecção pulmonar. Foi um momento de serenidade, sem dor, sem contração, aqui em casa, somente comigo, pois minhas irmãs tinham acabado de sair. Quando percebi, abracei-a, disse-lhe que fosse em paz para Deus e rezei agradecendo uma vida tão plenamente vivida”.

Casou-se aos 16 anos com Raul Moreira da Silva, dez anos mais velho do que ela; e chegaram a celebrar o jubileu de ouro de matrimônio.
Hoje, quando lhe perguntam o segredo de uma vida longa e de qualidade, não hesita em responder: ‘marido bom’ e sempre acrescenta: ‘era um doce’, ‘nunca brigamos’, ‘vivíamos um para o outro’.
Ambos, no início do casamento, sustentavam a família com a costura. Meu pai, alfaiate, costurava de dia e, mamãe, à noite, pois tinham uma única máquina de costura e um único ferro de brasa. Mais tarde, meu pai trabalhou como fiscal municipal e fazia inúmeros outros serviços para complementar a renda familiar.
Somente com estudos de base, mamãe sempre gozou de uma inteligência privilegiada, tendo um senso crítico muito refinado (em alguns casos beirando à ironia) quer em relação à política, quer em se tratando da organização da sociedade, religião, Igreja, etc

Quando percebeu que costurar se tornava difícil e poderia prejudicar a vista, ouvindo falar dos benefícios da jardinagem, começou a cultivar flores e para ela ‘uma casa sem flor, é uma casa sem amor’ e deixou-nos um bonito jardim. Quando já não podia se ocupar das flores, resolveu ler... ler... ler. Até se esquecia de algo, mas quando lia, entendia.

Interessante é que Helena ou Ordália falam muito dela mesma.
Helena: a reluzente, a resplandecente.
Resumo do nome Helena: otimista, carismático e cheio de vitalidade, a pessoa de personalidade; aparentava ter gênio forte, mas na verdade era muito compreensiva, carismática e generosa. Elogiava tudo que era bem feito, mas não escondia o que sentia quanto à incompetência ou preguiça. Quando apaixonada se tornava dócil e passava a ser uma grande amante.
Ordália: ‘veredicto de Deus’.”

Daremos continuidade às pesquisas e estudos sobre esta nobre mulher que, ao partir, nos deixa o legado da sensibilidade humana, da ética, do ensinar construindo juntos. Enfim, do saber olhar, pensar, sentir, julgar e agir com justiça. Este aprendizado é urgente e necessário no mundo, em todas as camadas sociais.
Seja feliz eternamente, D. Ordália, que procuraremos seguir os seus passos, ainda que em meio aos desafios de cada personalidade, ambiente e época.








15 comentários :

  1. Parabéns por nos privilegiar com este texto que transborda vó Ordalia !!!

    ResponderExcluir
  2. Matéria linda! Homenagem maravilhosa prestada à minha tão amada avó! Parabéns pelo blog! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Linda Homenagem a Vó Ordália!!!Ela estará sempre olhando por nós e nos abençoando!!!saudades.

    ResponderExcluir
  4. Linda Homenagem a Vó Ordália!!!Ela estará sempre olhando por nós e nos abençoando!!!saudades.

    ResponderExcluir
  5. Feliz daqueles que a tiveram por tanto tempo!
    Grande lição de vida para todos nós que a conhecemos!

    ResponderExcluir
  6. Merecida homenagem à D. Ordália! Privilegiados nós que pudemos ter tido o prazer de conhece-la.Descanse em paz D. Ordália!

    ResponderExcluir
  7. Linda homenagem à vó Ordalia! Saudades...

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por homenagear essa mulher sábia que tanto nos ensinou, lindas palavras, ficará agora a melhor parte, as lembranças que são o nosso maior tesouro, pois Vó Ordalia só transmitia alegria nunca a vi triste!!!!

    ResponderExcluir
  9. Se o fruto não cai longe da árvore, quem conhece Marlene conheceu um pouco d. Ordalia. Deixa-nos um legado riquíssimo: sua fé,sua esperança e seu amor.

    ResponderExcluir
  10. Se o fruto não cai longe da árvore, quem conhece Marlene conheceu um pouco d. Ordalia. Deixa-nos um legado riquíssimo: sua fé,sua esperança e seu amor.

    ResponderExcluir
  11. VÓ ORDÁLIA EXEMPLO DE MULHER, ESPOSA, MÃE, VÓ, BISAVÓ, TATARAVÓ E AMADA POR TODA A COMUNIDADE SANTARRITENSE. TE AMAREI ETERNAMENTE VÓ ORDÁLIA. DESCANSE EM PAZ.

    ResponderExcluir
  12. Foi um privilégio participar da Missa de Sétimo Dia de Vó Ordália ,ouvir os testemunhos de muitos amigos e familiares sobre essa mulher admirável que enriqueceu o mundo em seus 102 anos de existência. Divido com vocês essa pérola de ensinamentos que ela nos deixou, coletados por sua filha Marlene Silva que,sabiamente, fez o registro dessas maravilhosas lições de vida. Brilhe no Céu, Vó Ordália, agora Anjo de Deus!

    ResponderExcluir
  13. Grande mulher!Admirável ! Acolhedora,sempre bem humorada! Eu sou muito feliz por participar desta família querida de Dona Ordália . Eu fui presenteada com este legado de amor,sabedoria,lucidez .

    ResponderExcluir
  14. Quantos ensinamentos... Pequenas frases, grandes lições. Sabedoria que ultrapassa o tempo e marca a história, sobretudo dos que a conheceram e com ela conviveram.

    ResponderExcluir
  15. Que alegria conhecer um pouco mais da vida desta mulher, por quem, graças à amizade com sua filha Marlene, elevei preces a Deus pela sua saúde. Vó Ordália me lembrou a minha vó, com o seu anjo da boca mole... e a gente esperando sempre o amém deste anjo! Que serenidade de vida, um verdadeiro exemplo!! Viver é muito simples!

    ResponderExcluir

CONVERTER ESTA PAGINA EM PDF E ENVIAR POR EMAIL:

Enviar artigo em PDF para: