segunda-feira, 11 de junho de 2012

INICIANDO A SÉRIE "ÁREAS DE CONHECIMENTO NO BRASIL"

ÁREAS DE CONHECIMENTO NO BRASIL REUNEM UM CONJUNTO DE DISCIPLINAS QUE EXIGEM MAIOR APROFUNDAMENTO, NUMA POSTURA SINCRÔNICA, PELO CARÁTER SINGULAR E ESPECIFICIDADE DE SEUS TEMAS. E POR SUAS FUNÇÕES EPISTEMOLÓGICAS CONJUNTURAIS, SOB UM OLHAR DIACRÔNICO, EM VISTA DE SUJEITOS CAPAZES DE ORGANIZAR SABERES INTERLIGADOS, CONFRONTADOS, ABRANGENTES, VOLTADOS PARA A CONDIÇÃO HUMANA DESSE SUJEITO E SUA ARTE DE VIVER COM DIGNIDADE.

NESSES E OUTROS ASPECTOS, A EDUCAÇÃO PRIVILEGIA AS ESCOLAS COM RENOVADO CONCEITO E PRÁTICA DE CIDADANIA.

O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL É ÁREA DE CONHECIMENTO NOS TERMOS DA RESOLUÇÃO MEC/CEB Nº 7/2010. ESTA ÁREA TEVE ORIGEM, EVOLUÇÃO E DESFECHO EM DIFERENTES MOMENTOS HISTÓRICOS.

“O sentido histórico escapará da metafísica para tornar-se um instrumento privilegiado da genealogia e ele não se apóia sobre nenhum absoluto. Ele deve ter apenas a acuidade de um olhar que distingue, reparte dispersa, deixa operar as separações e as margens – uma espécie de olhar que dissocia e é capaz ele mesmo de se dissociar e apagar a unidade deste ser humano que supostamente o dirige soberanamente para o passado. O sentido histórico (...) reintroduz no devir tudo o que se tinha acreditado imortal no homem. (...) A história será ‘efetiva’ na medida em que ela reintroduzir o descontínuo em nosso próprio ser”.
(Michel Foucault).
Baixe aqui o artigos completos:
Pe. Luiz Cezar Antunes da Silva 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

CONVERTER ESTA PAGINA EM PDF E ENVIAR POR EMAIL:

Enviar artigo em PDF para: